• grupocapitalestado

Leitura recomendada: a tecnologia de blockchains e um futuro pós-capitalista



Recomendamos a leitura do ensaio Blockchains: building blocks of a post-capitalist future?, assinado por Hannes Gerhardt. Ele foi publicado em novembro de 2020 na coletânea Future Lab da Transnational Institute sobre Tecnologia, Poder e Emancipação organizada em colaboração com a revista ROAR.


Hannes Gerhardt, é professor associado de Geografia Humana na University of West Georgia. Gerhardt tem pesquisado sobre uma gama de questões políticas e econômicas. Atualmente está trabalhando em um livro que explora os caminhos para o estabelecimento de formas não capitalistas de produção econômica.


O texto, ainda sem tradução para o português, aborda estudos de casos de empresas para discutir a tecnologia de blockchain e o futuro do pós-capitalismo:


Os casos abordados podem parecer díspares, mas eles compartilham um interesse comum no uso de “tecnologia de razão criptográfica”, muitas vezes referida como “blockchain,” como uma forma de repensar a avaliação inerente ao preço baseado no mercado. Ao oferecer novas formas não capitalistas de medir e buscar valor (es), o blockchain promete a capacidade de buscar um caminho econômico alternativo para o capitalismo como o conhecemos. Assumindo o poder social e político para fazer isso, como seria tal empreendimento?

Leia aqui: https://longreads.tni.org/blockchains-post-capitalist-future.